1 2 3 4 5 6 7 8
 Documento sem título

Passeio de comboio


No passado dia 16 de Outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Nisa organizou uma viagem de comboio entre os apeadeiros de Vila Velha de Ródão e Belver.
Uma proposta do Irmão João Francisco Lopes e organizada pelo Departamento de Mobilidade e Animação da Instituição, estiveram presentes cerca de 70 pessoas entre utentes de lar, centro de dia, apoio domiciliário, funcionários, membros da Mesa e Assembleia Geral pelo seu Presidente Dr. Arménio, Dr. José Murta entre outros convidados, deslocou-se com o apoio da Câmara Municipal de Nisa, no autocarro e em três carrinhas da Instituição até a Vila Velha de Ródão, onde apanhou o comboio que seguia rumo ao Entroncamento.
Para alguns dos viajantes essa foi a primeira vez que andaram em tal meio de transporte e logo numa viagem repleta de encantos tais como: - Passagem nas portas de Ródão, onde bem lá no alto podemos ver a torre templária de Vila Velha de Ródão, que foi atalaia onde vigiavam o Rio e movimentos hostis na margem contrário; Seguindo o Rio Tejo, mais à frente encontramos o cais do Arneiro, onde os Pescadores atracam os seus barcos de pesca, passamos a barragem do Fratel e devido à construção da mesma podemos observar o dramatismo da paisagem originado pela passagem do rio, com grandes escarpas até ao leito bem lá no fundo; - mais à frente passamos pela Barca da Amieira que perpetua a memória dos barqueiros que lá asseguravam a passagem para a margem sul, mesmo após a chegada dos primeiros comboios em finais do Séc. XIX; - chegados ao nosso local de desembarque pudemos ainda ver lá no alto o seu medieval Castelo com fundação atribuída a D. Sancho I.
De seguida desfrutamos de um delicioso lanche e regressámos à Notável Vila de Nisa.
Em Resumo, um dia fantástico de Outono no qual a Santa Casa da Misericórdia de Nisa com os seus colaboradores proporcionou aos seus utentes uma vivência única para recordar.


Um pouco de história...

A Fundação Lopes Tavares foi inaugurada em 1947. Posteriormente a 30 de Março de 1976 foi determinada a integração da extinta Casa de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares, antigo Asilo de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares com a designação “Casa Lopes Tavares” na Santa Casa da Misericórdia de Nisa. 
Foram Fundadores da primitiva Casa (Asilo da Nossa Senhora da Graça) por vontade do Srº Dr. José Joaquim Lopes Tavares, sua filha D. Palmira Fialho Ferro Lopes Tavares Lobo...