Passeio de comboio
No passado dia 16 de Outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Nisa organizou uma viagem de comboio entre os apeadeiros de Vila Velha de Ródão e Belver.
Uma proposta do Irmão João Francisco Lopes e organizada pelo Departamento de Mobilidade e Animação da Instituição, estiveram presentes cerca de 70 pessoas entre utentes de lar, centro de dia, apoio domiciliário, funcionários, membros da Mesa e Assembleia Geral pelo seu Presidente Dr. Arménio, Dr. José Murta entre outros convidados, deslocou-se com o apoio da Câmara Municipal de Nisa, no autocarro e em três carrinhas da Instituição até a Vila Velha de Ródão, onde apanhou o comboio que seguia rumo ao Entroncamento.
Para alguns dos viajantes essa foi a primeira vez que andaram em tal meio de transporte e logo numa viagem repleta de encantos tais como: - Passagem nas portas de Ródão, onde bem lá no alto podemos ver a torre templária de Vila Velha de Ródão, que foi atalaia onde vigiavam o Rio e movimentos hostis na margem contrário; Seguindo o Rio Tejo, mais à frente encontramos o cais do Arneiro, onde os Pescadores atracam os seus barcos de pesca, passamos a barragem do Fratel e devido à construção da mesma podemos observar o dramatismo da paisagem originado pela passagem do rio, com grandes escarpas até ao leito bem lá no fundo; - mais à frente passamos pela Barca da Amieira que perpetua a memória dos barqueiros que lá asseguravam a passagem para a margem sul, mesmo após a chegada dos primeiros comboios em finais do Séc. XIX; - chegados ao nosso local de desembarque pudemos ainda ver lá no alto o seu medieval Castelo com fundação atribuída a D. Sancho I.
De seguida desfrutamos de um delicioso lanche e regressámos à Notável Vila de Nisa.
Em Resumo, um dia fantástico de Outono no qual a Santa Casa da Misericórdia de Nisa com os seus colaboradores proporcionou aos seus utentes uma vivência única para recordar.