1 2 3 4 5 6 7 8
 Documento sem título

Colóquio "Aceitar a Velhice- Desafios"


Com o passar do tempo as necessidades e expetativas dos Utentes vão sendo diferentes. Como Instituição e como pessoas, interessamo-nos por acompanhar essa evolução, pretendemos estar preparados para as diferenças e saber como contorná-las.
Cada vez mais somos abordados por casais, que já não sendo suficientemente autónomos para permanecer no domicílio, pedem admissão mas revelam vontade em permanecer juntos, tal como têm estado até então.
Neste contexto surge o tema, a sexualidade em meio Institucional.
Assim sendo, a equipa Técnica desta Santa Casa considerou pertinente organizar um colóquio onde se pudesse debater não só o tema anteriormente referido, mas também o Luto na Terceira Idade. Este último, está muito presente, dada a população-alvo.
Como tal, o Colóquio teve lugar no passado dia 9 de Abril, no Cine-Teatro de Nisa.
A sessão teve início com a presença do Vice-Presidente de Câmara, Engº Sena Cardoso, Coordenadora do Núcleo Distrital da EAPN de Portalegre, Dr.ª Luísa Panaças, Sr.º Provedor desta Santa Casa, António Manuel Caldeira Valente e a Diretora Técnica Dr.ª Ana Luísa Caldeira.
Para abordar o painel sobre a "Sexualidade na Terceira Idade", esteve presente o Prof. Dr.º Joaquim Quintino Aires e foi moderado pela Dr.ª Fernanda Vilela. Para o segundo painel, sobre "Como fazer o luto", contámos com o Prof. Dr.º José Eduardo Rebelo e moderado pela Dr.ª Filipa Graça.
Durante o coffee break foi, também servida uma dose de música e boa disposição, que ficou a cargo do Coro Sénior de Nisa.
Como forma de encerrar a Sessão, o Dr.º Arménio (Presidente da Assembleia Geral desta Santa Casa), fez as honras.

Galeria de fotos


Um pouco de história...

A Fundação Lopes Tavares foi inaugurada em 1947. Posteriormente a 30 de Março de 1976 foi determinada a integração da extinta Casa de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares, antigo Asilo de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares com a designação “Casa Lopes Tavares” na Santa Casa da Misericórdia de Nisa. 
Foram Fundadores da primitiva Casa (Asilo da Nossa Senhora da Graça) por vontade do Srº Dr. José Joaquim Lopes Tavares, sua filha D. Palmira Fialho Ferro Lopes Tavares Lobo...