1 2 3 4 5 6 7 8
 Documento sem título

Centro Infantil da Nossa Senhora da Graça


Depois de um longo período em casa, cheio de miminhos, brincadeiras e horários alargados, a hora de retomar a disciplina que a escola impõe nem sempre é fácil.

Para a criança, separar-se dos pais, dos seus brinquedos, da sua casa, enfim, do mundo onde ela reina em absoluto, e reingressar num espaço compartilhado é sempre um momento de tensão. Cabe aos pais e educadores acalmá-la com uma boa conversa sobre a importância dos amigos e do papel que representam na vida de cada pessoa; de como é divertido fazer algumas coisas em grupo; sobre tudo o que se vai aprender e de como essas experiências irão ser positivas ao longo da vida.

Não deixe de conversar com o seu filho ao chegar a casa, valorizando o que a criança lhe diz e os trabalhos que realizou, evidenciando o papel da escola na aquisição desses novos conhecimentos e a importância deles na vida.

A primeira infância é uma etapa em que assentam as bases para que as crianças se desenvolvam, acrescentem e consolidem os seus conhecimentos.

O começo de um ano letivo e integrar-se num novo grupo, com novos companheiros, é uma grande oportunidade para mergulharem num mundo de novas aprendizagens que se desenvolvem nos diferentes espaços do jardim-de-infância: a sala, a sala de psicomotricidade, o recreio, o refeitório, a sala polivalente, etc., bem como nas diferentes áreas do desenvolvimento: área de formação pessoal, área do conhecimento do mundo e área das expressões.

Por tudo isto, é muito importante que os pais ajudem neste processo de adaptação, para que a escola se torne um lugar prazenteiro na vida da criança. Afinal, é na escola que ela passará uma grande parte do seu tempo.


Um pouco de história...

A Fundação Lopes Tavares foi inaugurada em 1947. Posteriormente a 30 de Março de 1976 foi determinada a integração da extinta Casa de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares, antigo Asilo de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares com a designação “Casa Lopes Tavares” na Santa Casa da Misericórdia de Nisa. 
Foram Fundadores da primitiva Casa (Asilo da Nossa Senhora da Graça) por vontade do Srº Dr. José Joaquim Lopes Tavares, sua filha D. Palmira Fialho Ferro Lopes Tavares Lobo...