1 2 3 4 5 6 7 8
 Documento sem título

Centro Infantil - Festa de Natal


A época natalícia é vivida com grande euforia pelas crianças e, em muitas situações, resume-se praticamente a dois grandes símbolos: os presentes e o Pai Natal.
Mas o Natal é muito mais do que isso, e é importante que as crianças o entendam – só assim podem viver e recordar, ano após ano, o verdadeiro espírito da quadra natalícia.
O Natal é, por excelência, a época da família, da reunião, da união e de um espírito muito próprio de solidariedade que torna as pessoas, consequentemente, mais felizes. É um momento especial, sobretudo para os mais novos, que começam, muito cedo, a contagem decrescente para o grande dia.
O jardim-de-infância é um espaço privilegiado no envolvimento da criança neste espírito natalício, promovendo a interiorização de valores e o renascimento de velhas tradições.
Em contexto de jardim-de-infância, os educadores e auxiliares desenvolvem inúmeras e variadas atividades, que vão das decorações festivas e elaboração de postais à confeção de doces tradicionais, sem esquecer outras formas que possam fazer parte da festa de Natal, envolvendo as crianças e, naturalmente, as famílias.
Chegou, portanto, a hora de encontrar estratégias para que o espírito natalício se sobreponha ao consumismo exagerado, orientando a sociedade no sentido de proporcionar às crianças algo que elas, verdadeiramente necessitem.
As histórias de Natal assumem, neste contexto, um papel fundamental para a interiorização do sentido do Natal, com a exploração de valores, de sentimentos importantes inerentes a esta época festiva, afastando, assim, a exagerada importância atribuída, atualmente, às prendas, ao Pai Natal e aos brinquedos.
Também a elaboração da lembrança de Natal por cada criança, para a família, contribui para reforçar valores de carinho e dedicação. Desta forma, poderemos reforçar que a magia dos presentes de Natal não se resume à quantidade de prendas, mas à partilha e aos laços de afeto e solidariedade entre todos.
É fundamental que, no jardim-de-infância, os dias decorram com tranquilidade, magia e encanto ao som de músicas que se enquadram na forte carga emocional da época natalícia, e que, a partir deste espaço, as crianças levem até às suas famílias a verdadeira essência do Natal.
E foi neste espírito que se integrou a Festa de Natal celebrada no Centro Infantil no dia 18/12/13, onde as crianças e funcionários, deram o seu melhor, para proporcionar momentos de partilha, alegria e ternura.


Um pouco de história...

A Fundação Lopes Tavares foi inaugurada em 1947. Posteriormente a 30 de Março de 1976 foi determinada a integração da extinta Casa de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares, antigo Asilo de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares com a designação “Casa Lopes Tavares” na Santa Casa da Misericórdia de Nisa. 
Foram Fundadores da primitiva Casa (Asilo da Nossa Senhora da Graça) por vontade do Srº Dr. José Joaquim Lopes Tavares, sua filha D. Palmira Fialho Ferro Lopes Tavares Lobo...