1 2 3 4 5 6 7 8
 Documento sem título

Centro Infantil da Nossa Senhora da Graça


O Outono vai partindo e nós vamos guardando as cores e os cheiros desta estação nos nossos trabalhinhos e nas atividades que fomos realizando.
No dia 31 de outubro, pedimos os "Santinhos". Todos em "comboio" e com os nossos saquinhos, visitamos as várias valências da Instituição.
Como estava um lindo dia de sol, saimos para a rua e entramos na CMN, onde fomos muito bem recebidos pelos representantes da autarquia, de seguida passamos pela Junta de Freguesia e por algumas ruas de Nisa, em todos os sitios nos acolheram muito bem.
Bem depressa os nossos saquinhos ficaram cheios de guloseimas e de frutos secos.
No primeiro Domingo de novembro e aderindo ao convite dos idosos desta Instituição, também marcamos presença no seu desfile de moda.
Passados uns dias, a CLIDEAL presenteou-nos com um rastreio gratuito à nossa dentição, e como nos portámos bem, recebemos uma prendinha e um diploma.
Continuando as nossas vivências do outono, aproximamo-nos de um dia muito festejado em Portugal, "O Dia de São Martinho". Para que as crianças melhor o entendessem, utilizaram-se várias estratégias e elaboramos atividades para a compreensão, concretização e melhor interiorização desse dia.
Foram várias as histórias e as canções alusivas a este tema, mas a que mais sensibilizou foi a "Lenda de São Martinho", que mais uma vez despertou nas crianças, o sentimento da partilha e da solidariedade. Não podiamos deixar passar este dia sem fazer o tradicional "Magusto", onde brincamos, comemos castanhas assadas quentinhas e bebemos suminho.
Neste mês ainda fomos brindados com a presença de um pai/funcionário da empresa de papel de Vila Velha de Rodão, AMS-GOMÁ- CAMPS S.A.,sendo este o intermediário , na oferta à Instituição/Centro Infantil, de material aí fabricado, agradecemos desde já a oferta.
Para acabar o mês em beleza, realizamos a primeira visita de estudo à Biblioteca Municipal. Ficamos a conhecer todos os espaços que lá existem e como funcionam. No fim ouvimos a história do "Jaime e a Bolota".

…e vitória, vitória acabou-se a história.


Um pouco de história...

A Fundação Lopes Tavares foi inaugurada em 1947. Posteriormente a 30 de Março de 1976 foi determinada a integração da extinta Casa de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares, antigo Asilo de Nossa Senhora da Graça—Fundação Lopes Tavares com a designação “Casa Lopes Tavares” na Santa Casa da Misericórdia de Nisa. 
Foram Fundadores da primitiva Casa (Asilo da Nossa Senhora da Graça) por vontade do Srº Dr. José Joaquim Lopes Tavares, sua filha D. Palmira Fialho Ferro Lopes Tavares Lobo...